Cine Avuadora Ataca!

Cartaz-horizontal-copiar

Cinema de garagem é foco de debate na Walter da Silveira

Evento gratuito contará com as presenças do professor Marcelo Ikeda e do cineasta Henrique Dantas, além de exibir filmes brasileiros independentes

Durante dois dias, o cinema de garagem terá um espaço para ser debatido e exibido em Salvador. O Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL) promove o evento “Cine Avuadora Ataca”, no sábado, 6, e domingo, 7, na sala Walter da Silveira, com entrada gratuita. No primeiro dia, a partir das 16h, acontece a sessão CUAL, com uma seleção de filmes do coletivo baiano. Às 18h, será exibido o longa “Estrada para Ythaca”, do Coletivo Alumbramento, seguido do debate “Alternativas do Audiovisual Independente”.

O professor do curso de cinema da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Ikeda, e o cineasta baiano Henrique Dantas estarão à frente do debate. Ikeda vai trazer um panorama geral do cinema de garagem no Brasil e, na ocasião, vai lançar o seu livro Cinecasulofilia. O livro é uma coletânea de textos publicados no blog homônimo, que trazem uma reflexão mais intima e menos técnica sobre o cinema, desenvolvendo uma concepção mais particular sobre a crítica cinematográfica.

Henrique Dantas, por sua vez, vai realizar uma abordagem do cinema independente mais focado na realidade baiana. Dantas dirigiu filmes como “Ser Tão Cinzento”, “Filhos de João: o Admirável Mundo Novo Baiano” e “Sinais de Cinza: a Peleja de Olney São Paulo contra o Dragão da Maldade”.

Já no domingo, o público poderá conferir a sessão “Curtas de Garagem”, com os filmes “Caximbau”, “Europa”, “Pouco Mais de Um Mês” e “Minha Tia, Meu Primo”. Em seguida, será exibido o filme “Entre Mim e Eles”, dirigido por Marcelo Ikeda.

O evento faz parte do projeto Ações Continuadas, contemplado no edital Setorial de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), em 2013. O objetivo é promover, em um único espaço, debates e exibições que contemple a produção de cinema independente na Bahia e no Brasil, aproximando o público de filmes que, dificilmente, seriam exibidos em circuitos comerciais.

 

Serviço

O que? “Cine Avuadora Ataca”

Quando? Dias 6 e 7 de setembro (sábado e domingo, sempre a partir das 16h)

Onde? Sala Walter da Silveira

Quanto? Gratuito

Informações? cualcinema@gmail.com

 

Programação

Sábado, dia 6

 16h – Sessão Cual (filmes “surpresa”)

 18h – exibição longa “Estrada para Ytahaca”, do Coletivo Alumbramento

Sinopse: Quatro amigos em luto decidem, após uma noite de bebedeira, fazer uma viagem até a cidade natal do amigo falecido.

19h30 – debate “Alternativas do Audiovisual Independente”, com Marcelo Ikeda e Henrique Dantas

 

Domingo, dia 7

16h – Lançamento do livro “Cinecasulofilia”, de Marcelo Ikeda

Sinopse – Uma coletânea de textos do blog homônimo, escrito por Marcelo Ikeda, reunidos em comemoração aos dez anos de sua criação. No blog, Ikeda desenvolve uma concepção muito particular da crítica de cinema, como uma relação afetiva que entrecruza cinema e vida. O livro abrange aspectos do cinema contemporâneo e do cinema contemporâneo brasileiro, com textos sobre realizadores e filmes de períodos diversos, combinando crítica cinematográfica, análise fílmica e história do cinema. 

17h – Curtas de Garagem

“Caximbau”, da Plus Ultra

Sinopse – Quinhentos anos após serem descobertos, os brasileiros permanecem desconhecidos. Uma nave de ferro abandonada e digerida pela comunidade local da Baia de Guanabara, Ilha da Conceição em Niterói. Terceiro mundo. Um ponto de encontro, um clube masculino de jovens. Meninos marginalizados transformam o lixo de uma sociedade industrial decadente em puro divertimento. Ironia acida e ferrugem. Óleo queimado e o mar.

“Europa”, de Leonardo Mouramateus

Sinopse – nas palavras do próprio cineasta, “As ruas onde vivo foram onde nasci. E antes disso minha mãe. E antes disso meus avós. Desenho estas ruas: não há lugar como nosso lar”.

“Pouco Mais de um Mês”

Sinopse – “André e Élida namoram há pouco tempo. Na vida real e na ficção”

“Minha Tia, Meu Primo”, de Douglas Soares

Sinopse – Um filme sobre as relações afetivas e as alternativas para não se sentir sozinha. 

18h – exibição do longa “Entre Mim e Eles”, de Marcelo Ikeda

Sinopse – Quatro amigos se reúnem para fazer um filme. E Ikeda os observa. Um filme-ensaio sobre o processo de filmagem de “Os Monstros”, de Guto Parente, Luiz e Ricardo Pretti e Pedro Diógenes (Alumbramento Filmes). Um filme-carta, um filme-diário, um filme-ensaio, um filme-de-arquivo, um filme-de-garagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s