Audiovisual invade o Verão no Solar

Circuito Popular de Cinema e Vídeo se une ao Coletivo Urgente de Teatro
 para realizar a Mostra Cual, Etc e Tal
Seguindo a programação do Cine Teatro Solar Boa Vista com o projeto Verão no Solar 40° – de Diversão, Cultura e Diversidade e invadindo o Circuito Popular de Cinema e Vídeo, o Coletivo de jovens cineastas e artistas, o CUAL – Coletivo Urgente de Audiovisual, apresenta a Mostra CUAL, Etc. e Tal, nesta Segunda-feira, 16.01, e em mais três (23 e 30/01, e 13/02), sempre às 19:30, com entrada franca.
A mostra consiste na exibição de curtas produzidos tanto pelo coletivo de cinema, quanto por cineastas convidados, seguida de bate-papo com diretores, atores, críticos, convidados ligados aos temas e o público. A cada semana, as exibições giram em torno de uma temática: Filmes de Rua, Filmes de Relacionamentos, Filmes de Sexo e Filmes de Verdade. “Os temas são mais uma provocação, um convite a pensar o cinema”, afirma Álvaro Andrade, 25 anos, poeta e jornalista, um  dos integrantes do coletivo.
Nesta primeira segunda-feira (16/01) de mostra, que começa às 19h30, o tema será Filmes de Rua e serão exibidos três curta-metragens de diretores do Cual – A Praga do Desaparecimento Imperfeito (dir. Ramon Coutinho), Filme de Personagem (dir. Álvaro Andrade) e Não Estou Aqui (dir. Marcus Curvelus); e mais dois curtas de cineastas convidados – Cellphone (dir. Daniel Lisboa) e 10 Centavos (dir. César Fernando de Oliveira). Após a sessão, os diretores são convidados a participar de bate-papo, junto com o demais integrantes do CUAL e um crítico convidado.
SOBRE O CUAL
A coletivização por afinidades é uma tendência da cena. O CUAL – Coletivo Urgente de Audiovisual é composto por um grupo de amigos (publicitários, jornalistas, historiadores, atores e formandos da primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com Concentração na Área de Cinema da UFBA) focados na idéia de fazer “filmes urgentes”.
“O Cual representa a vontade de fazer um cinema sem desculpas, que pode ser realizado aqui, agora, e com urgência de sair do lugar comum do conformismo e mediocridade”, afirma Marcus Curvelo, publicitário e estudante de Cinema da UFBA. O esquema de produção do grupo prioriza o fazer, a divulgação e o debate, mudando radicalmente o caminho habitual que o curta-metragem faz hoje no país, geralmente, priorizando a legitimação de festivais.
Assim sendo, a maioria dos filmes do Cual, tão logo ficam prontos, vão direto para o YouTube, e seus links são espalhados aos quatro cantos, nas redes sociais. Eles podem ser conferidos na página do grupo no site, cujo link segue abaixo. Com o mesmo objetivo, outra constante busca do grupo é promover mostras de seus trabalhos. Em menos de um ano de existência, eles já produziram cerca de 10 curtas e três exibições públicas.
O coletivo – formado por Ramon Coutinho (vencedor do II Concurso Estadual de CríticaCinematográfica Walter da Silveira, promovido pela Dimas), Marcus Curvelus, Francisco Gabriel, Luan Marques, Álvaro Andrade e Danilo Umbelino – agrega ainda parceiros das mais diversas áreas, como músicos e atore, a exemplo do ator Bruno Guimarães que já se prepara para filmar seu 5º curta com o coletivo; e os músicos Vítor e Paulo Rios, do Conjunto de Câmara da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camará, que já fizeram trilhas para os curtas do grupo.
SOBRE O CIRCUITO POPULAR DE CINEMA E VÍDEO
Criado em outubro de 2008, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo, projeto promovido pela Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA em parceria com a Diretoria de Audiovisual da FUNCEB (DIMAS), circula mostras de cinema e vídeo, através de exibições semanais e gratuitas de filmes nacionais (longas e curtas metragens) de diversos gêneros, em 16 espaços culturais públicos do Estado da Bahia, sendo 06 na Região Metropolitana de Salvador e 11 em cidades do interior que, em sua maioria, não possui salas de cinema.
Este projeto já realizou mais de 1.091 sessões e atingiu um público de aproximadamente 47.068 mil espectadores. A programação do Circuito é pautada, prioritariamente, por programas da Programadora Brasil (MinC) e por filmes disponibilizados através de parcerias com produtoras e realizadores independentes, bem como com festivais de cinema, vídeo e animação.
SOBRE O VERÃO NO SOLAR
O projeto Verão no Solar – 40° de Diversão, Cultura e Diversidade acontece entre os dias 5 de janeiro e 14 de fevereiro de 2012 com a participação de grupos da comunidade, atrações de peso na cena artística local e artistas internacionais, como o percussionista africano Guem, que fecha o evento. Nesse período, apresentações de teatro, dança, performance, música e cinema movimentam o Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas.
A programação teve início no dia 5 de janeiro, às 19h, com o Sarau Solar que contou com a participação de artistas e grupos que se apresentam no decorrer do projeto. “A proposta desse Sarau é estimular e propiciar a criação de um espaço de trocas, interações, conectividade e colaboração entre artistas das mais variadas linguagens”, comenta Chicco Assis, coordenador do Solar Boa Vista, um dos Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
SERVIÇO
O que: Circuito Popular de Cinema e Vídeo – Mostra Cual, ETC e Tal
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista (Praça Marquês de Abrantes, s/n – Engenho Velho de Brotas)
Quando: 16.02, SEGUNDA, 19:30 – Filmes de Rua: A Praga do Desaparecimento Imperfeito (dir. Ramon Coutinho), Filme de Personagem (dir. Álvaro Andrade) e Não Estou Aqui (dir. Marcus Curvelus); Cellphone (dir. Daniel Lisboa) e 10 Centavos (dir. César Fernando de Oliveira). A mostra continua nos dias 23.01 (Filmes de Relacionamentos); 30.01 (Filmes de Sexo) e 13.02 (Filmes de Verdade).
Quanto: Entrada Franca
Páginas do CUAL:
Solar Boa Vista:
(3116.2000/ 3116.2009)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s