Como ser CUAL

Em novembro de 2009 eu comprei uma câmera amadora. Antes eu só havia filmado com câmeras emprestadas. Ficções. Nada que dê muito orgulho. Comprei a câmera para fazer um documentário. “Como ser Comercial”. Na mesma época eu comecei a escrever NESTE blog. Eu acreditava que a câmera amenizaria as minhas desculpas. Talvez os filmes não dessem orgulho porque havia pouca dedicação. De qualquer maneira, decidi que fazer um documentário era a melhor opção. O documentário pode ficar feio, o que interessa é o conteúdo.

Novembro/2009
“Comercial” será meu documentário.
Vou procurar um ator e fazer um docu-drama.
Como ser comercial?
Como ganhar dinheiro?
Quero falar das pessoas.
Da relação das pessoas com o dinheiro.
Da relação das pessoas com o trabalho.

Não que antes estivesse escrevendo roteiros pretensiosos. O que não havia antes era a idéia de que a falta de pretensão era obrigatória e deveria pautar não somente as escolhas de produção, mas também as escolhas narrativas dos filmes. Como ser comercial é um documentário precariamente executado. Ainda assim consegui participar de alguns festivais, entre eles o “Cinema com Farinha”, da Paraíba.  Claro que um filme feito por celular pode vencer a palma de ouro em Cannes, mas isso normalmente exige muito mais talento do que eu sonharia ter.
Porém, “Como ser Comercial” não é inteiramente CUAL. Ele não é pretensioso, mas também não tem nada que justifique a sua falta de pretensão.  O som do bar ficou horroroso porque aquele era o melhor lugar para conseguir com que aquelas pessoas se comportassem daquela maneira naqueles momentos do filme. O som do bar deveria ficar horroroso porque isso significaria alguma coisa, entende? É dessa desculpa que estamos tentando fugir. É a minha principal intenção com o coletivo. O som ficou horrível porque a gente quis.
Quero assumir os meus filmes ruins.
Marcus
Anúncios

2 Respostas para “Como ser CUAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s